Benefícios dos Animais de Estimação para a Saúde Humana

Ao fornecer companhia, conforto, entretenimento e, especialmente, amor incondicional, os animais de estimação de pequeno porte, como os cães e os gatos e os animais maiores, como os cavalos, trazem aos donos e aos que vivem com eles vários benefícios como, melhora da sua autoestima, aumento da atividade física e uma maior socialização.

As vantagens de viver com animais se estendem desde a infância até a idade sénior. Sendo uma etapa da vida onde as crianças se desenvolvem e mais aprendem, a infância se beneficia do contato com um animal de estimação para ajudar a aprender valores como respeito, cuidado e responsabilidade, valores necessários para cuidar bem do seu animal de estimação, e ao ter no animal de estimação um companheiro animado para momentos de diversão e brincadeira.

os cães e os gatos
os cães e os gatos

Os donos de animais sabem como é bom cuidar de um. Quem não gosta de voltar para casa e ser recebido com amor? Além dos benefícios já conhecidos, os animais de estimação também podem fazer muito bem à saúde, pois são excelentes companheiros amorosos, fieis e dedicados acima dos seres humanos.

Um estudo da Universidade Estadual de Nova York mostrou que os animais de estimação são ótimos para a combater o estresse. O experimento testou os níveis de estresse das pessoas em quatro situações: sozinho, com o parceiro, com o animal e com o parceiro e o animal. Eles então descobriram que a ocasião mais pacífica era apenas com o animal de estimação.

Os animais de companhia ajudam a combater a depressão. A tristeza também pode ser reduzida para pessoas que têm animais. Viver com animais reduz sentimentos de solidão, ansiedade e depressão. Ao passar a maior parte do dia com um animal de estimação, aumenta a produção de hormônios que melhoram o humor.

São ótimos para ajudar a passar pelos momentos de solidão após o rompimento de uma relação amorosa, mesmo que a pessoa ainda esteja a tentar reconquistar o seu ex-namorado.

ajudar a passar pelos momentos de solidão
ajudar a passar pelos momentos de solidão

Nossos animais nos ajudam a superar a sensação de solidão, porque, primeiro, eles são alguém que nos faz companhia. Essa é uma das muitas razões pelas quais as pessoas mais velhas, ou separadas, decidem ter um animal de estimação, seja um cachorro, um gato ou um pássaro.

Além de nos fazer companhia, animais como cães nos ajudam a socializar mais, já que cuidar deles significa sair para passear e ir ao parque, por exemplo. As pessoas que têm cães acabam se relacionando com outros donos de cães, pois compartilham os mesmos espaços verdes ou trilhas para caminhada.

Trocas de afeto, apoio e segurança em relação aos animais aumentaram nossa autoestima, e ajudam a melhorar os nossos hábitos e cuidados com os outros, fatores que ajudam a controlar a depressão.

Um estudo publicado na revista Journal of Psychiatric Research revelou um quadro significativo de melhora em pessoas com depressão que adotaram animais de estimação.

Eles observaram 80 pacientes diagnosticados com a forma grave da doença. Nesse grupo, 33 adotaram animais de estimação e o restante não. Os resultados mostraram que o grupo que adotou um animal teve uma melhora nas taxas de resposta e remissão da condição em comparação com o outro grupo, no qual nenhum paciente teve melhoras significativas.

Os animais de estimação ajudam a reduzir o estresse. Nossos animais de estimação são ótimos companheiros para combater o estresse, pois a coexistência humano-animal cria uma sensação de conforto e bem-estar que ajuda a reduzir os níveis de cortisol – conhecido como « hormônio do estresse » que causa muitos problemas de saúde. Além de aumentar a produção e liberação de « hormônios da felicidade », que promovem uma sensação de prazer e alegria.

Cumprir todos os cuidados que um animal de estimação precisa para vê-lo saudável e feliz acaba estimulando a produção de dopamina e serotonina em nós mesmos. Estes são dois hormônios relacionados à felicidade e bem-estar. Além disso, eles reduzem nosso nível de cortisol, o hormônio causador do estresse. Tudo isso nos deixa muito mais calmos.

Acariciar nossos animais de estimação
Acariciar nossos animais de estimação

Acariciar nossos animais de estimação, sempre que sua anatomia permitir, também é um bom antídoto para a tristeza e nos traz muitos benefícios, principalmente para pessoas que vivem sozinhas ou que estão a passar por uma separação amorosa. Para além disso ter um animal de estimação pode ajudar a reconquistar o ex-namorado ou namorada, porque é um laço em comum, que os une e que se pode tornar num ponto comum de interesse que pode levar a um reencontro.

Os animais ajudam a aumentar a atividade física. Quem tem um animal de estimação, como um cachorro, sabe o peso que a palavra “andar” tem sobre a felicidade do animal. O desejo de visitar as calçadas e praças vai além das necessidades fisiológicas, pois também ajuda a dispersar a energia do cão, principalmente se ele passou longos períodos dentro de casa ou apartamento.

Pegar na sua trela é o primeiro passo para a felicidade do animal e, consequentemente, contribuiu para melhorar o estilo de vida sedentário do tutor.

Os animais de estimação aumentam nossa expectativa de vida. Ir passear com o seu cão é uma oportunidade de exercício diário. A responsabilidade de trocar a água e limpar um aquário manterá sua mente ativa. Esse exercício físico ou mental de cuida de um animal de estimação ajuda a manter nosso corpo ativo, nossa circulação ativa e a possibilidade de sofrer de algumas doenças diminui significativamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo