Como Conseguir a Primeira Página do Google Gratuitamente

Para todas as pessoas que estão tentando obter tráfego orgânico, o Google é o motor de busca que interessa. Ele rasteja a web, indexando todas as páginas com interesse e determinando quais páginas são as mais úteis e relevantes para seus usuários para praticamente qualquer tópico que eles pesquisem. Não confiamos apenas nos resultados do Google, contamos com eles.

Com um poder e influência tão grande que o Google detém no mundo ocidental, colocar seu pequeno website ou blog nas primeiras páginas do Google pode parecer irrealista. No entanto, é esse mesmo poder que o Google detém que torna mais possível que as pequenas empresas e os negócios locais consigam atingir o topo da lista de resultados de busca – de graça!

primeira página do Google
primeira página do Google

Mas primeiro…

Por que a primeira página do Google é tão importante?

Os resultados da pesquisa do Google estão ficando mais complicados. Com Painéis de Conhecimento, caixas de respostas, perguntas relacionadas, resultados locais e uma grande quantidade de anúncios pagos, é cada vez mais difícil conseguir obter trafego orgânico do Google.

Mas com tantas possibilidades que agora existem de se destacar se conseguir atingir a primeira página do Google, vale a pena o esforço, especialmente considerando que o tráfego e a taxa de cliques caem muito à medida que se desce dos resultados de pesquisa.

Tendo em conta que para um possível leitor chegar ao primeiro resultado orgânico tem que passar por tanto “obstáculo e que o tráfego e o engajamento caem de forma precipitada após os primeiros resultados, conseguir a primeira página do Google pode significar a diferença entre o sucesso e o completo fracasso.

É um fato conhecido que a primeira página do Google captura a maioria do tráfego, mas você sabia que existem diferenças muito significativas nas taxas de cliques para os resultados na própria primeira página? Um estudo mostra as seguintes taxas de cliques apenas para as primeiras posições orgânicas na primeira página:

– Primeiro resultado: 36,4% de taxa de cliques.

– Segundo resultado: 12,5% de taxa de cliques.

– Terceiro resultado: 9,5% de taxa de cliques.

Tendo em conta que cada página tem 10 resultados orgânicos e outros tantos anúncios e destaques automáticos os websites ou blogs que ficam na segunda ou terceira página é como se praticamente não existissem.

Trafego organico
trafego organico

Porque a primeira página pode beneficiar muito o seu negócio?

É importante entender os diferentes objetivos que a obtenção de um ranking de primeira página no Google pode ajudar seu negócio a alcançar.

1. Melhorar sua visibilidade

Digamos que você resolva abrir uma loja off-line, de produtos convencional. Se você tivesse a possibilidade de escolher entre colocar seu negócio na estrada principal que passa pela cidade ou uma rua lateral tranquila, qual você escolheria? A estrada principal, é claro.

Com bilhões de buscas por mês, estar na primeira página do Google é como ter a sua loja, o seu negócio na estrada mais movimentada da cidade. Quanto mais pessoas virem seu site, maior será o reconhecimento de sua marca. Quanto mais os consumidores estiverem familiarizados com sua marca, mais recetivos estarão a comprar os produtos que você vende ou promove.

2. Gerar mais leads / contatos

Se você pudesse escolher entre a rua principal de uma grande cidade, cheia de clientes indiferenciados, ou uma cidade mais pequena mas cheia de clientes ideais, aqueles que procuram exatamente aquilo que você oferece? Qual escolhia? Os clientes ideais evidentemente.

O trafego apenas tem interesse quando está relacionado com o nicho do nosso sitio. Não interessa ter centenas de pessoas que vêm o nosso website mas não estão interessadas no que estamos a oferecer.

Existem tantas primeiras páginas do Google quanto consultas de busca existem. O Google não tem uma primeira página, tem milhões de primeiras páginas, uma por cada palavra-chave pesquisada. Você só precisa de conseguir obter uma primeira página para uma palavra-chave importante para potencialmente alcançar milhares de clientes.

Seu objetivo é chegar na primeira página para as consultas de palavras-chave ideais, para conseguir visitas das pessoas que estão realizando pesquisas sobre os produtos ou serviços que oferece.

Ao fazer isso, você é descoberto pelos consumidores que estão pesquisando on-line com a intenção de comprar ou se engajar com aquilo que você oferece. Essas pessoas são as mais propensas a se converterem em clientes e contatos para seu negócio.

Aumentar o engajamento
Aumentar o engajamento

3. Aumentar o engajamento

De acordo com várias pesquisas mais de 80% dos compradores realizam pesquisas on-line antes de comprar, mesmo quando têm intenção de comprar numa loja off-line, e o Google é o fornecedor dessas informações.

Com caixas de resposta, com a seção “as pessoas também perguntam”, resultados locais, mapas, classificações e etc., a primeira página de resultados do mecanismo de busca do Google, por si só, permite que os consumidores se informem, comparem, possam conhecer a sua marca e se envolvam com seu negócio mesmo sem clicar em nenhum resultado e visitar o seu site. E, quando clicam, é porque demonstram uma genuína vontade de obter mais informação sobre aquilo que você oferece. Não existe mais nenhuma fonte de trafego que seja mais específica e que possa converter melhor que os potenciais clientes que venham do Google.

Voltar ao Topo