Como Pescar Trutas

Os rios e lagos gelados desafiam os peixes a serem capturados, e os pescadores mais experientes sabem que precisam melhorar suas chances. Neste artigo vamos ensinar-lhe os princípios para poder fazer da pesca à truta um desporto muito agradável. Esperamos que estas dicas e técnicas o ajudem a capturar mais e maiores trutas.

As trutas são encontradas com mais frequência em águas frias e geralmente vivem em água em movimento, enquanto correm por rios e riachos. Elas também vivem em lagos, nos altos das montanhas, e claro, estão entre uma das espécies de pesca mais comumente apreciadas, que podem ser praticadas em riachos, lagoas ou qualquer outro local, por norma lugares remotos.

Quanto mais remoto o rio ou o lago, maior a probabilidade de encontrar trutas nadando nas suas águas. Isso torna a pesca da truta um dos jogos mais ativos que qualquer pescador pode fazer, onde quase cruza uma linha de pesca com grandes caminhadas. As trutas não são dos peixes mais faceis de encontar, por isso é importante aprender como pescar trutas.

As trutas também são abundantes nas profundezas de alguns dos grandes lagos, onde podem crescer em tamanho bem maior que as dos rios. Essas trutas podem ser encontradas alimentando-se de peixes menores nas profundezas dos lagos, e embora sejam as mais difíceis de pescar, descobrir onde as trutas são estocadas é fácil e a seguir já lhe ensinamos alguns truques, e depois de descobertas é sempre um ótimo momento para experimentar uma boa pescaria.

Como encontrar trutas em rios e riachos

Como encontrar trutas em rios e riachos
Como encontrar trutas em rios e riachos

Nas águas em movimento, as trutas tendem a se manter em um local e aguardam a corrente da água trazer comida para elas. Uma fonte primária de alimento para esses peixes são os insetos aquáticos à deriva na corrente. Além de procurar comida e proteção contra predadores, a truta em águas em movimento também está procurando um lugar para descansar da corrente.

Portanto, alguns lugares prováveis para procurar trutas em rios e riachos incluem atrás de rochas ou outras estruturas (procure água onde a superfície é agitada com solavancos ou ondas, que são criadas frequentemente quando a água flui sobre rochas e pedregulhos no leito do rio, perto de bancos íngremes ou rebaixados ou em sítios mais profundos com aguas mais lentas.

A melhor altura para a pesca da truta é na primavera e no outono, quando as temperaturas da água são mais baixas, mas claro que depende da autorização das autoridades que passam as licenças. À medida que a água esquenta, procure trutas em corredeiras mais rápidas, onde a água é reoxigenada enquanto cai sobre as rochas.

A pesca também pode ser boa nos meses de inverno para pescadores mais resistentes e dispostos a enfrentar o frio e a neve, mas nesta estação procure trutas em águas mais lentas e calmas, onde não precisam lutar contra a correnteza.

Como encontrar trutas em lagos e lagoas

Em águas paradas, a truta está em movimento, cruzando a água à procura de comida. Ao mesmo tempo, a truta não quer ficar muito longe da cobertura que possa oferecer proteção contra predadores.

Como encontrar trutas em lagos e lagoas
Como encontrar trutas em lagos e lagoas

Nos lagos alguns dos lugares mais prováveis para procurar trutas é junto à proteção da vegetação aquática próxima das margens, ao redor de toras, tocos, pedras ou outras estruturas nas entradas dos riachos, onde os riachos que fluem para o lago ou lagoa trazem água fresca e provavelmente um suprimento de comida e em águas mais profundas, especialmente nos meses quentes de verão, quando as trutas procuram água mais fria e proteção contra predadores aéreos.

A melhor época do ano para a truta de peixes em lagos de altitude mais baixa é igualmente na primavera e no outono, quando a água é mais fria e a truta é mais ativa. Isso também ocorre quando a maioria dos riachos tem mais caudal de agua.

Nos meses quentes de verão, os pescadores podem procurar trutas em águas mais frias e profundas ou em lagos de montanhas altas onde as aguas permanecem frias o ano todo. Mas a pesca de trutas em lagos ou lagoas também pode ser boa nos meses de inverno para os pescadores resistentes o suficiente para enfrentar o tempo frio e úmido dos grandes lagos. Quando aprender como pescar trutas não vai ser difícil escolher o melhor lugar em cada altura do ano.

Os melhores apetrechos para pescar a truta

Outro aspecto interessante da pesca da truta é a grande variedade de abordagens e técnicas eficazes que se podem utilizar. Pode escolher entre moscas, iscas artificiais ou iscas vivas à deriva, uma abordagem furtiva e uma apresentação realista, o mais próxima do seu alimento natural naquela zona, ajudarão a garantir um sucesso consistente.

melhores apetrechos para pescar a truta
melhores apetrechos para pescar a truta

Para a maioria das trutas uma cana giratória de ação leve ou ultraleve medindo 1 a 3 metros de comprimento e carregada com linhas de carga até de 1,5 kg (linhas de fluorocarbono de baixa visibilidade são altamente recomendadas) é ideal para uma apresentação de isca realista e comprovada.

A melhor maneira de pescar a truta de maneira inteligente é incluir a criação de pequenas iscas, as mais naturais e parecidas com o seu alimento natural, na zona onde se pesca, como pequenas iscas artificiais flutuantes e até iscas vivas à deriva, como vermes ou pequenos peixinhos. A maioria dos pescadores de truta utiliza também moscas e outros insetos da região.

Para certas variedades as moscas steelhead padrão, com os fulgurosos fluorescentes que imitam certos insetos, especialmente em tons de laranja e azul forte, são excelentes, mas é sempre aconselhável ter algumas moscas mais escuras, como pequenas ninfas de moscas negras de pedra ou iscas de lã pretas ou verde-oliva.

Outro grande isco, consagrado pelo tempo, é uma mosca de fio simples (e barata), feita ao prender fios fluorescentes em um gancho perfurado.

A melhor variedade de canas próprias para pesca de trutas nas desembocaduras dos rios, são as mais longas, porque na luta contra os peixes ao usar hastes de ação média mais longas, medindo mais de 3 metros, são mais eficazes a atingir os lugares que procuramos.

Essa é uma boa combinação para lançar colheres relativamente leves e embeber as plataformas inferiores com iscas artificiais. As colheres de fundição comprovadas incluem Little Cleos, Kastmasters e Krocodiles, que parecem imitar de perto o seu alimento preferido, as principais espécies que habitam perto do lago onde se pesca. Em abril, os peixes-isca prateados também estão fazendo desova nos rios da área e nas margens do lago, o que leva a que as trutas sejam facilmente enganadas com iscas deste tipo.

Conclusões finais

Os rios e lagos gelados desafiam os peixes a serem capturados, e os pescadores mais experientes sabem que precisam melhorar suas chances. Para os principiantes é importante aprender como pescar trutas para poderem gozar de uma boa pescaria e não apanharem uma desilusão ao passarem um dia inteiro ao frio sem sucesso.

Ao aprender mais sobre as subespécies de trutas que habitam na área onde tencionam pescar, e ao estudar seus sentidos e hábitos alimentares, podem selecionar melhor as iscas e técnicas para melhor inclinar as probabilidades em sua direção.

Esperamos que estas dicas e técnicas o ajudem a capturar mais e maiores trutas, e gostaríamos de ter você como nosso membro e, se já tem experiência no assunto, a escrever um artigo para publicar em nosso website sobre a pesca da truta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao Topo